quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Omnitouch transforma qualquer superfície em tela touchscreen


Um projetor com detector de movimento pode ser acoplado no ombro do usuário e projetar a interface desejada em qualquer superfície.
Muitas pessoas ficam fascinadas com a ideia de ter um telefone invisível que possa ser controlado na palma da sua mão. Pesquisadores já desenvolveram a integração do aparelho Kinect do Xbox 360 com celulares e agora, um grupo da Universidade Carnegie Mellon em conjunto com a Microsoft criou o Omnitouch.

O projeto apresentado durante o 24º Simpósio de Interface e Tecnologia, em Santa Bárbara, nos Estados Unidos, nada mais é do que um projetor e detector de movimento, que pode ser instalado no ombro do usuário, capaz de projetar a interface desejada em qualquer superfície.

De acordo com o CNET, os principais desafios enfrentados pelos pesquisadores foram: definir para o sistema qual era o aspecto de um dedo humano; aplicar a noção de que qualquer superfície pode ser potencialmente uma superfície de interação touch e detectar o toque quando uma superfície não contém nenhum tipo de sensor.

O Omnitouch foi testado em diversas superfícies e apresentou bons resultados com a projeção feita sobre mãos, braços, paredes e mesas.

Segundo o Ubergizmo, o equipamento ainda não é considerado muito prático e utilizá-lo em ambientes externos pode ser um problema, devido à qualidade da sua projeção.

Um vídeo produzido pelos pesquisadores mostra o Omnitouch em ação

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...