Vou começar citando um dos mais bonitos exemplos de trégua já visto na história :
Trégua de Natal (1914)
Trégua de Natal (em inglês, Christmas truce; em alemão, Weihnachtsfrieden) é o termo usado para descrever o armistício informal - e sem o consentimento do Alto Comando Militar - que ocorreu entre soldados britânicos, alemães e franceses durante o Natal de 1914 na Primeira Guerra Mundial.
Embora existam muitas histórias individuais acerca de como o Natal não oficial foi iniciado em vários setores, para a maior parte ele foi iniciado pelas tropas alemãs estacionadas defronte às forças britânicas onde uma distância relativamente curta separava as trincheiras ao longo da Terra de Ninguém.
Muitos soldados alemães tinham, como era seu costume na véspera de Natal, começado a montar árvores de Natal, adornadas com velas acesas – com a exceção que, desta vez, foram posicionadas ao longo das trincheiras do Fronte Oeste.
Inicialmente surpresos e, então, desconfiados, os observadores britânicos reportaram a existência delas para os oficiais superiores. A ordem recebida foi que eles não deveriam atirar mas, em vez disso, observar cuidadosamente as ações dos alemães.
A seguir foram ouvidos cânticos de Natal, cantados em alemão. Os ingleses responderam, em alguns lugares, com seus próprios cânticos. Aqueles soldados alemães que falavam inglês então gritaram votos de Feliz Natal para “Tommy” (o nome popular dos alemães para o soldado britânico); saudações similares foram retribuíadas da mesma maneira para "Fritz".
Em algumas áreas, soldados alemães convidaram “Tommy” para avançar pela “Terra de Ninguém” e visitar os mesmos oponentes alemães que eles estavam tão absortos em matar poucas horas antes. Edward Hulse, um tenente dos Scots Guards, com 25 anos de idade, escreveu no diário de guerra do seu batalhão: "Nós iniciamos conversações com os alemães, que estavam ansiosos para conseguir um armistício durante o Natal. Um batedor chamado F. Murker foi ao encontro de uma patrulha alemã e recebeu uma garrafa de uísque e alguns cigarros e uma mensagem foi enviada por ele, dizendo que se nós não atirássemos neles, eles não atirariam em nós”. Consequentemente, as armas daquele setor ficaram silenciosas aquela noite.
O mais notável de tudo foi, talvez, a história da partida de futebol entre o regimento inglês de Bedfordshire e as tropas alemãs (alegadamente vencido por 3-2 pelos últimos). O jogo foi interrompido quando a bola foi murchada após atingir um emaranhado de arame farpado. Em muitos setores a trégua durou até a meia-noite de Natal; enquanto em outros durou até o primeiro dia do ano seguinte.
No entanto, a reação foi de tal monta que precauções especiais foram tomadas durante os Natais de 1915, 1916 e 1917, usando mesmo o expediente de realmente aumentar os bombardeios de artilharia. Os eventos do final de Dezembro de 1914 nunca mais foram repetidos.
Sou Cabo da PMERJ, estou há 10 anos na corporação e parei de trabalhar nas ruas tem 2 meses. Perdi muitos Natais, ao menos uns 6, todos eles trabalhando em áreas de risco e ocupações em favelas. Nunca passei por algo parecido mas compreendo muito bem o lado deles, pois nunca quis morrer, principalmente no Natal e pude perceber que a vagabundagem nutria o mesmo sentimento.
A Xbox Live viu na noite de 15/09/2011 uma trégua entre Dudu Bad Boy e Eddie Treze. Testemunhada pelo Ten Cesar que relatou: " O Dudu e o Eddie tiveram um desentendimento verbal há mais ou menos 4 anos durante uma partida de Call of Duty 4 ( Modern Warfare) mutando um ao outro. Desde então um não escuta a voz do outro, até ontem......"
Eu sei que 15/09 não é Natal, mas assim como um milagre Natalino durante uma partida de MW2 as suas vozes ecoaram pelo headset um do outro novamente.
"... Eu não sei o que aconteceu mas eles estavam se ouvindo, bateram altos papos e o Dudu chegou a pedir desculpas por suas grosserias e logo foi retribuído por Eddie, afirmando não imaginar que Dudu era tão gente boa..."
Infelizmente assim como a trégua de 1914 teve um fim, na noite de 16/09 Dudu entra no grupo onde encontrava-se Eddie e outros membros do MERC colocando fim nessa confraternização que durou 24hs.
Fato digno de ser registrado nos arquivos do Clã MERC e fique assim para posteridade.